Leituras

quarta-feira, 12 de maio de 2010

E o Brasil entra na infoesfera da informação jornalística

O jornal digital brasileiro é uma nova fonte de informação que o bibliotecário pode contar. Se formos analisar, essa ferramenta é importante para bibliotecas escolares, em que a todo momento, a demanda por informações como: Onde foi o incêndio que ocorreu hoje? Quem ganhou o campeonato gaúcho de futebol? Qual a previsão do tempo para a semana? A cada novo turno, uma nova indagação. Segundo Kuhlthau (1998):
A tecnologia, particularmente os computadores conectados à Internet e o vídeo conectado por satélite, está modificando o ambiente de aprendizagem. Mesmo quando se dispõe de pouca ou nenhuma tecnologia na escola, não se pode perder de vista que o mundo para o qual está se preparando o estudante é um mundo voltado para a tecnologia. As escolas precisam preparar seu aluno para o uso inteligente da informação disponível através da tecnologia, em todos os aspectos de sua vida. O processo de aprendizagem a partir de uma ampla variedade de fontes é o desafio crítico para as escolas na sociedade da informação.

 Os bibliotecários tem dupla função na escola, mostrar essas ferramentas e tornar as crianças aptas a utilizar essa tecnologia em favor de seus estudos e trabalhos escolares.
Um jornal digital brasileiro pode ser fonte para muitas respostas a dúvidas recorrentes. Cito aqui jornais como Zero Hora, Estadão, Folha de São Paulo e Correio Brasiliense
Cada um com suas particularidades regionais, mas todos com o intuito de transportar informações ao leitor e informá-lo de um jeito dinâmico e sem sair do conforto do lar.
 O próprio Diário Oficial, que contém informações relevantes quanto à leis, decretos, licitações, atos normativos, pronunciamentos... está disponibilizado online. A informação para a cidadania como já foi debatido numa mesa redonda com a aluna de Biblioteconomia Carla Castilhos no XII EREBD Sul.
É possível sim, proporcionar uma informação digital de qualidade ao usuário e que atenda suas necessidades informacionais.



Referência: 

KUHLTHAU, Carol Collier. O papel da biblioteca escolar no processo de aprendizagem. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 9-14. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais,1998, Belo Horizonte.

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