Leituras

domingo, 28 de março de 2010

Avaliando blogs




Avaliação de blogs


A rapidez com que a informação trafega por nosso mundo web tem nos feito refletir sobre sua qualidade e seu real valor de uso. Como nos relata Levy:


A rede é antes de tudo, um instrumento de comunicação entre pessoas, um laço virtual em que as comunidades auxiliam seus membros a aprender o que querem saber. Os dados não representam senão a matéria prima de um processo intelectual e social vivo, altamente elaborado. (LEVY, 1998, p. 3)




Para isso elaboramos um roteiro que avalia a qualidade dos blogues existentes, de uma forma qualitaitva, baseado em critérios de Nicole Auer, citadas por Luísa Alvim (2007) são eles:


a) autoridade: verificação de quem cria os posts e existir a possibilidade de consultá-lo;


b) cobertura: de que trata o blog, tem links para se navegar facilmente;


c) objetividade: sofre influências do outros autores, tem patrocínio;



d) exatidão: precisão com que cita as fontes, referências citadas;


e) atualidade: datas de criação e atualização dos posts;



f) layout: interface limpa, acessibilidade boa, agradável ao leitor;



g) visibilidade: se o blog é linkado por outros e se no pagerank, por exemplo, do Google, ele aparece nos mais acima, mais linkados.



h) uso de tags: o que facilita a busca de informação relevante e organiza os posts;



i)profundidade: até que ponto é tratado o assunto do blog, específicado na proposta;



j) interatidade: o público pode interagir com comentários, há contador de entradas de leitores, possibilidae de ter seguidores




Temos que nos preocupar com a apresentação da informação na Web, facilitar sua utilização, numa estrutura simples, mas que de nenhuma forma, seja enfadonha ou de baixo nível. Possibilitar a troca de informações saudáveis e úteis, maximizar a qualidade e diminuir o tempo ou espaço entre a demanda e o usuário deve ser um de nossos focos, como profissionais da informação. Indicar essas fontes confiáveis e trabalhar para que elas sejam construídas da melhor forma, também é nossa função.




Referências:

ALVIM, L. Avaliação da qualidade de blogue. In: Actas... Congresso Nacional de

Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Disponível emhttp://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf.> Acesso em: 26 mar. 2010.



LEVY, P. Um sistema auto-regulador. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 abr. 1998. Caderno Mais, p. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário